Olá papás e mamãs!
Esta semana tivemos uma surpresa na nossa sala, uma tartaruga, mais especificamente uma Ocadia Sinénsis. A tartaruga passou a semana connosco e pudemos descobrir muitas coisas novas sobre as tartarugas.
Assim, ao longo desta semana, desenvolvemos com as crianças um projecto, com base na nossa tartaruga.
Na segunda-feira, as crianças tiveram a oportunidade de observar e tocar na tartaruga e estivemos a conversar com as crianças sobre as suas características. Assim, quando perguntámos como era a nossa tartaruga as respostas foram:
L.A.:“Pequena, ela é bebé.”
K.B.: “E verde.”
L.A.: “Tem 4 patas.”
S.A.: “E uma calda.”
C.S.: “Ela também tem uma cabeça.”
D.A.: “Com dois olhos, um nariz e uma boca.”
Podem ver como é a nossa tartaruga, na foto seguinte:
Esta semana tivemos uma surpresa na nossa sala, uma tartaruga, mais especificamente uma Ocadia Sinénsis. A tartaruga passou a semana connosco e pudemos descobrir muitas coisas novas sobre as tartarugas.
Assim, ao longo desta semana, desenvolvemos com as crianças um projecto, com base na nossa tartaruga.
Na segunda-feira, as crianças tiveram a oportunidade de observar e tocar na tartaruga e estivemos a conversar com as crianças sobre as suas características. Assim, quando perguntámos como era a nossa tartaruga as respostas foram:
L.A.:“Pequena, ela é bebé.”
K.B.: “E verde.”
L.A.: “Tem 4 patas.”
S.A.: “E uma calda.”
C.S.: “Ela também tem uma cabeça.”
D.A.: “Com dois olhos, um nariz e uma boca.”
Podem ver como é a nossa tartaruga, na foto seguinte:
À tarde, iniciámos uma conversa com as crianças sobre as necessidades da tartaruga e chegámos à conclusão que ela precisava de comer, foi então que perguntámos às crianças o que elas achavam que as tartarugas comiam e as respostas foram:
L. F.: “Folhas.”
P. B.: “Cereais, ou fruta, ou banana, ou sopa, ou ovo.”
M. J.: “Folhas.”
V. J.: “Folhas.”
S. S.: “Folhas.”
S. A.: “Sementes.”
C. S.: “Pão rijo.”
L. S.: “Queijo.”
K. B.: “Batata.”
A. B.: “Batata.”
M. Ma.: “Massa.”
L.A.: “Folhas às cores.”
Como ninguém tinha a certeza do que a nossa tartaruga comia, fomos pesquisar sobre o que as tartarugas comem. Pesquisámos na Internet e em diversos livros e depois da pesquisa, perguntámos às crianças o que tínhamos descoberto e as respostas foram:
D.A.: “Quando são grandes comem carne.”
M.B.: “E camarão.”
S.A.: “E maças e cenoura.”
P.B.: “Mas a nossa só come camarões.”
L.A.: “Porque é bebé.”
De seguida, perguntámos às crianças: “O que descobrimos mais?” e as respostas foram:
M.B.: “Afinal a nossa tartaruga não mora num aquário, mora numa tartarugueira.”
C.S.: “Ela tem uma carapaça.”
L.A.: “É a casa da tartaruga.”
L.F.: “Elas gostam de estar ao Sol.”
D.A.: “Para secar a carapaça.”
S.A.: “E de mandar-se para a água.”
Depois de descobrirmos tanta coisa sobre a tartaruga, fizemos um registo com as crianças, neste aparecia: o que sabíamos, o que queríamos saber, o que descobrimos e como descobrimos. Depois este registo foi afixado na nossa sala.
Na terça-feira, também estivemos muito atarefados. Logo de manhã, concluímos que a nossa tartaruga precisava de um nome e as crianças deram várias hipóteses, sendo estas:
F.B.: “Miminhos.”
A.B.: “Miminhos.”
L.F.: “Palhaço.”
S.A.: “Verdinha.”
D. A.: “Palhaço.”
C.S.: “Miminhos.”
S.S.: “Fofinha.”
P.B.: “Abraços.”
L.A.: “Palhaço.”
M. Ma.: “Cavalo.”
K.B.: “Patolas.”
M. Mo.: “Patolas.”
P.M.. “Patolas.”
L.S.: “Patolas.”
M.J.: “Patolas.”
V.J.: “Patolas.”
Como tínhamos muitas hipóteses, chegámos ao consenso de escolher apenas três nomes, para depois votarmos. Assim, as crianças escolheram: “Miminhos”, “Patolas” e “Fofinha”.
De seguida, conversámos com as crianças e mostrámos bolinhas de três cores, explicando que cada cor representava um nome. Assim, chamámos uma criança de cada vez, relembrámos quais eram os nomes e quais eram as cores e elas puderam votar no nome que gostavam mais. Podem ver na foto seguinte, como ficou o nosso gráfico:

Depois de contar os votos, apercebemo-nos que havia um empate entre “Miminhos” e “Patolas” e decidimos que a nossa tartaruga se chamaria “Patolas - Miminhos.”
À tarde, conversámos com as crianças sobre os cuidados que devíamos ter com a nossa tartaruga e chegámos à conclusão que ela precisava de comer, de miminhos e que alguém a fosse ver de vez em quando, para ver se estava tudo bem. Como todas as crianças queriam cuidar da tartaruga, organizámos uma tabela para saber o que cada criança iria fazer em cada dia, de forma a que todas as crianças pudessem cuidar da tartaruga.
Na quarta-feira, depois de cuidarmos da nossa tartaruga, propusemos às crianças desenharem a tartaruga através da observação directa. Assim, as crianças em pequenos grupos de quatro tiveram a oportunidade de observar a tartaruga e de desenhá-la.
Ao realizarmos estas actividades, as nossas intencionalidades educativas foram, que as crianças se sensibilizassem com as características e as necessidades da tartaruga, e que respeitassem os seus amigos, na partilha de informações em grande grupo.
Além disso, que as crianças representassem a tartaruga graficamente e que desenvolvessem a motricidade fina.
F.B.: “Miminhos.”
A.B.: “Miminhos.”
L.F.: “Palhaço.”
S.A.: “Verdinha.”
D. A.: “Palhaço.”
C.S.: “Miminhos.”
S.S.: “Fofinha.”
P.B.: “Abraços.”
L.A.: “Palhaço.”
M. Ma.: “Cavalo.”
K.B.: “Patolas.”
M. Mo.: “Patolas.”
P.M.. “Patolas.”
L.S.: “Patolas.”
M.J.: “Patolas.”
V.J.: “Patolas.”
Como tínhamos muitas hipóteses, chegámos ao consenso de escolher apenas três nomes, para depois votarmos. Assim, as crianças escolheram: “Miminhos”, “Patolas” e “Fofinha”.
De seguida, conversámos com as crianças e mostrámos bolinhas de três cores, explicando que cada cor representava um nome. Assim, chamámos uma criança de cada vez, relembrámos quais eram os nomes e quais eram as cores e elas puderam votar no nome que gostavam mais. Podem ver na foto seguinte, como ficou o nosso gráfico:
Depois de contar os votos, apercebemo-nos que havia um empate entre “Miminhos” e “Patolas” e decidimos que a nossa tartaruga se chamaria “Patolas - Miminhos.”
À tarde, conversámos com as crianças sobre os cuidados que devíamos ter com a nossa tartaruga e chegámos à conclusão que ela precisava de comer, de miminhos e que alguém a fosse ver de vez em quando, para ver se estava tudo bem. Como todas as crianças queriam cuidar da tartaruga, organizámos uma tabela para saber o que cada criança iria fazer em cada dia, de forma a que todas as crianças pudessem cuidar da tartaruga.
Na quarta-feira, depois de cuidarmos da nossa tartaruga, propusemos às crianças desenharem a tartaruga através da observação directa. Assim, as crianças em pequenos grupos de quatro tiveram a oportunidade de observar a tartaruga e de desenhá-la.
Ao realizarmos estas actividades, as nossas intencionalidades educativas foram, que as crianças se sensibilizassem com as características e as necessidades da tartaruga, e que respeitassem os seus amigos, na partilha de informações em grande grupo.
Além disso, que as crianças representassem a tartaruga graficamente e que desenvolvessem a motricidade fina.
Relembrando ainda, que estaremos sempre à disposição para qualquer dúvida, sugestão ou ideia.
Um sorriso :)
Ana e Sandrine
Sem comentários:
Enviar um comentário