Olá papás e mamãs!
A semana passada trouxemos uma flor para mostrar aos nossos meninos, escolhemos trazer uma Margarida e deixamos que cada um explorasse a flor livremente. Depois, explicamos às crianças como se chamavam as diferentes partes da flor e rapidamente, as crianças conseguiram nomeá-las.
Assim, no dia a seguir, quando perguntamos como se chamavam as partes da flor, a S.A. respondeu rapidamente: “As pétalas.”, de seguida, a M.C. completou: “O caule.” e por fim, o M.B. destacou “E as folhas.”
Seguidamente, contamos às crianças que quando estávamos a sair de casa, vimos uma flor e fomos cheirá-la, mas de repente, vimos um insecto a voar à volta da flor, explicamos às crianças que este insecto era preto e amarelo e voava muito rápido. Depois, perguntamos às crianças se elas sabiam qual era o nome daquele insecto e sem hesitar, a L.A. respondeu: “Era uma abelha.”
A seguir, propusemos às crianças fazermos um móbil com uma flor gigante e abelhas, para pôr na nossa sala. As crianças ficaram entusiasmadas e puseram logo mãos à obra. Para elaborar a flor gigante, pedimos às crianças para colarem bolinhas de papel crepe amarelo, no centro da flor e para fazer as pétalas, pedimos às crianças para carimbarem, utilizando esponjas e tintas de diferentes cores.
Para fazer as abelhas, demos às crianças uma cartolina com o desenho de uma abelha e pedimos-lhes para picotarem à volta desta, depois pedimos-lhes para pintarem as riscas das abelha e finalmente, pedimos-lhes para colarem os olhos e escolherem o papel, para fazer as asas.
As crianças empenharam-se muito na elaboração deste móbil e ficaram muito orgulhosas de o ver pendurado na nossa sala.
Poderão ver como ficou o nosso móbil, através da imagem que apresentamos a seguir:
A semana passada trouxemos uma flor para mostrar aos nossos meninos, escolhemos trazer uma Margarida e deixamos que cada um explorasse a flor livremente. Depois, explicamos às crianças como se chamavam as diferentes partes da flor e rapidamente, as crianças conseguiram nomeá-las.
Assim, no dia a seguir, quando perguntamos como se chamavam as partes da flor, a S.A. respondeu rapidamente: “As pétalas.”, de seguida, a M.C. completou: “O caule.” e por fim, o M.B. destacou “E as folhas.”
Seguidamente, contamos às crianças que quando estávamos a sair de casa, vimos uma flor e fomos cheirá-la, mas de repente, vimos um insecto a voar à volta da flor, explicamos às crianças que este insecto era preto e amarelo e voava muito rápido. Depois, perguntamos às crianças se elas sabiam qual era o nome daquele insecto e sem hesitar, a L.A. respondeu: “Era uma abelha.”
A seguir, propusemos às crianças fazermos um móbil com uma flor gigante e abelhas, para pôr na nossa sala. As crianças ficaram entusiasmadas e puseram logo mãos à obra. Para elaborar a flor gigante, pedimos às crianças para colarem bolinhas de papel crepe amarelo, no centro da flor e para fazer as pétalas, pedimos às crianças para carimbarem, utilizando esponjas e tintas de diferentes cores.
Para fazer as abelhas, demos às crianças uma cartolina com o desenho de uma abelha e pedimos-lhes para picotarem à volta desta, depois pedimos-lhes para pintarem as riscas das abelha e finalmente, pedimos-lhes para colarem os olhos e escolherem o papel, para fazer as asas.
As crianças empenharam-se muito na elaboração deste móbil e ficaram muito orgulhosas de o ver pendurado na nossa sala.
Poderão ver como ficou o nosso móbil, através da imagem que apresentamos a seguir:
Relembrando, ainda que estaremos sempre à disposição para qualquer dúvida, sugestão ou ideia.
Um sorriso :)
Ana e Sandrine